Treino Funcional

Treino Funcional define-se como um conjunto de exercícios que promovem a condição física com base em padrões de movimento que servem de suporte para a realização de um conjunto alargado de tarefas do dia-a-dia ou técnicas desportivas.

Apela à função motora global, vendo o corpo como um todo em vez de músculos isolados, exigindo que funcione de forma integrada e multidimensional para produzir os movimentos para os quais foi concebido – Locomoção; Rotação; Baixar/Levantar; Empurrar/Puxar.

A perspetiva holística deste tipo de treino procura os movimentos em múltiplos planos, a estabilização do core, as diferentes ações musculares (concêntrica, excêntrica e estática), a propriocetividade, a força, a resistência e a mobilidade, sendo fundamental para a preparação física do atleta de voleibol.

Como verdadeiros desportistas seguimos o lema olímpico “Citius, Altius, Fortius” e por isso queremos os nossos atletas a serem mais rápidos nas suas tomadas de decisão, a ir mais alto em cada salto e a serem mais fortes em cada ação técnica.

Esta atividade destina-se a crianças a partir dos 12 anos (feitos até  final de dezembro da época em questão), adolescentes, jovens, adultos e idosos.