Psicomotricidade

 

Dificuldades na regulação tónica, no equilíbrio, na estruturação espácio-temporal, na noção do corpo, na lateralidade, na motricidade global, na motricidade fina e na óculo-motricidade são problemas cada vez mais presentes nas crianças e jovens. Isto traz algumas complicações aos professores de Educação Física e treinadores desportivos uma vez que estando limitados pelo tempo de aula/treino, pelo número de alunos/atletas e pelos conteúdos programáticos extensos, não conseguem atender com eficácia estas necessidades nem dar uma resposta definitiva para resolução destas disfunções motoras.

Com a integração da psicomotricidade na formação do atleta estimulamos o seu desenvolvimento holístico, de acordo com as suas capacidades e potencialidades, combatendo o analfabetismo motor e promovendo uma vivência harmoniosa da criança no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente.

Esta atividade é desenvolvida com crianças entre os 3 e os 11 anos. Poderão ser aceites casos especiais em idades superiores, como por exemplo:

  • Crianças e adolescentes com perturbações de desenvolvimento e aprendizagem, saúde mental, deficits motores e de coordenação ou com comportamentos de risco;
  • Adultos e idosos com síndromes demenciais ou dificuldades de locomoção.